Tópico

quarta-feira, 23 de março de 2011

Do contrato social

Decifrando a sabedoria popular
É clinicamente sabido que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose prescrita, por isso, se humildade é fundamental, convém lembrar também que a humildade exacerbada é sinal de presunção, ou, em outras palavras, quem muito se abaixa acaba mostrando o rabo.

A análise dos terríveis e fatídicos anos da revolução francesa demonstra que, na chamada luta por “liberdade, igualdade e fraternidade”, o papel do povo se reduz ao de peões na luta pelo poder. Todavia, é bem verdade que esse mesmo povo se divertiu no processo.

Caso você conte uma piada a alguém e esse alguém comente apenas "muito engraçado", desconfie do real sucesso da anedota. O óbvio, em geral, não prova nada, mas pode muito bem significar o contrário.

O fato de alguém ser contra o desarmamento só demonstra, mais que qualquer outra coisa, que ela não confia no estado.

Das teorias impraticáveis
Das minhas observações, do muito que vi e pouco que vivi, conclui que, uma pessoa culpada, quando submetida a certo grau de pressão, pode: Negar, calar ou explicar. O mesmo, infelizmente, também acontece no caso de inocência. Daí que essa constatação na prática não prova nada, mas vale por nos lembrar que com o ser humano o resultado é sempre incerto.

Não existe verdade absoluta. Só a mentira pode responder absolutamente por algo.

Robespierre ao declarar “A virtude sem o terror é impotente, o terror sem a virtude é fatal.” criou o bullying.

Da retórica consumista: Roupas e acessórios de marca teoricamente duram mais, mas quem compra não costuma esperar tanto.

A moral desmoralizada
Apesar do cebolinha, garoto de classe média alta, que não ganhou seu apelido em vão, foi o cascão, a criança mais pobre da turma, que ficou conhecido por não gostar de tomar banho. Há toda uma crítica social por trás da nossa literatura infantil.

Da polêmica dos últimos dias: agora querem responsabilizar também quem vendeu a arma ao assassino. Ora, então por que não o fabricante?

Slogan para o departamento de marketing da PM: "Sua alegria é nossa insatisfação, Não fume maconha."

O engraçado sobre a ética é que todo mundo tem a sua ética e acha que só a sua é ética.

Das irreversibilidades
Cuidado crianças, vocês pensam que estão mudando, mas na verdade, quem esta mudando é o mundo.

A revolução francesa foi ao fim e ao cabo uma revolução antropofágica.

Ao acadêmico que idolatra a ciência falta o poder da síntese.

Você pode até fazer pouco caso dos ambientalistas, mas ninguém, em sã consciência, pode olhar o Rio Jordão sem sentir um pouco de culpa também.

Historicamente todas as possíveis civilizações são superadas. Não há exceção.

Chegou a hora da humanidade parar de pensar apenas em como cultivar o solo e começar a pensar também em como cultivar o sol.

Você só é o que é enquanto é, se deixar de ser não é mais.

0 Comentários: