Tópico

segunda-feira, 21 de março de 2011

Jesus Christ Stand-up Comedy

A galera que escreveu a bíblia só errou num ponto, e é deverás curioso que nem mesmo numa dessas suas atualizações esporádicas esse erro tenha sido reparado. Já daí a tendência católica de insistir no erro.
Como qualquer orador (sacou?) sabe, humor é fundamental, todo discurso - especialmente o religioso, ainda que despropositadamente - busca em algum momento o riso. Afinal, esse é o método historicamente comprovado de persuasão. Mas então, como pode o livro sagrado do homem que ri ser tão sério assim? Totalmente sem graça, se levando a sério mesmo nas situações mais pitorescas, desde o lúdico gêneses até o nonsense apocalipse. Só nisso perdeu-se uns 60% dos momentos piada-pronta da nossa literatura.
É muito perturbador. O homem, já culturalmente condicionado, ao entrar em contato com a bíblia recebeu mensagens complementares e ao mesmo tempo contraditórias. O ponto duma é o contraponto d’outra. Um bacanal. A confusão foi tanta que, nesse primeiro instante, a humanidade ficou sem ação, perplexa diante de tal paradoxo. Nesse meio tempo, a igreja, já a beira de um ataque de nervos, quer dizer, como estatisticamente a elite esta sempre preocupada né, encerrou a discussão decretando, talvez num desses concílios de prelados, que o riso era coisa do diabo e assim ficou. Foi sua ruína.
Em curto prazo foi uma sabia decisão administrativa é verdade, mas agora, nesses tempos de gozos instantâneos, é plausível dizer que essa estratégia esta muito obsoleta. Basta assistir alguns minutos de qualquer um desses programas religiosos de tevê de hoje em dia, esses velhos safados pastores são todos uns gozadores.
Por lógica, se Deus existi é em versões limitadas na linha do tempo e com propósitos igualmente distintos. Já o homem continua essencialmente o mesmo, um babaca.

0 Comentários: