Tópico

domingo, 7 de setembro de 2008

A Profecia



Sempre ouvi falar que o filme A Profecia era terror no nível de O Exorcista e este último eu considero o melhor filme de terror que eu já vi, portanto o filme do anticristo devia ser bom mesmo, isso é claro partindo da premissa que um filme de terror tem no mínimo que te deixar com medo. Então ontem resolvi assistir A Profecia, não sei porque demorei tanto para assisti-lo, mas enfim valeu a pena.

É a história da profecia que anuncia a chegada do filho do diabo, um garoto nascido às 6 da manhã do dia 6 no 6º mês do ano (666) e que é adotado por um diplomata americano que perdeu o filho recém nascido no mesmo dia, não demora muito para que coisas estranhas comecem acontecer ao redor da criança.

O engraçado é que o diretor Richard Donner (diretor do melhor filme do Superman e na época um desconhecido) não queria um filme de terror incrível e sim um suspense que passasse a sensação de que aquilo tudo era possível mesmo se tratando de um tema sobrenatural e é essa a diferença de A profecia para com os outros filmes de terror dos anos 70, as cenas do filme se assemelham mais a os contos macabros de Edgar Allan Poe do que a filmes demoníacos como o próprio O Exorcista.

Assistindo A Profecia entendi porque os antigos filmes de terror ainda assustam mais e melhor que qualquer terror atual, a resposta é simples, antigamente faziam-se filmes de terror e agora é só terror, ninguém mais se importa com interpretação, direção ou fotografia em filmes de terror desde que tenha sangue a gosto jorrando na tela, em A Profecia muito antes de qualquer cena impactante já existe um clima, uma atmosfera sombria, uma diabólica trilha sonora vencedora de Oscar e pode ter certeza que isso faz a diferença.

Agora eu me pergunto o quê um remake pode acrescentar a um clássico filme de terror? Filmes caça-níqueis deveriam ser boicotados.

2 Comentários:

Luciana Carvalho disse...

Que legal saber que tem mais gente blogando aqui na terrinha... ainda mais jovem como vc. Aliás, excelente o teu site. Eu ando sem tempo de postar no meu, mas quero retomar logo, logo. Parabéns e obrigada pela visita e pelo coment.
Abraço.

VIRGÍLIO QUEIROZ NOGUEIRA disse...

Gostei da publicação sobre A Profecia. Informações que geram expectativas sobre as previsões passadas que de fato concretizaram-se e outras previsões previstas para ocorrerem no futuro.

VIRGÍLIO QUEIROZ NOGUEIRA
http://virgilioqueiroz2009politica.blogspot.com
virgilioqueiroz2008@terra.com.br
virgilioqueiroz2009@gmail.com
27 8155-2333