Tópico

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Clockwork Pig

Assisti a um filme interessante, “the butcher boy” ou “nó na garganta” como quer o titulo brasileiro. Alguma coisa sagaz e maldito esse filme, fiquei com a mesma impressão de quando assisti pela primeira vez “laranja mecânica”, na verdade, essa é mesmo uma boa comparação se você não tem idéia do que esperar. Provavelmente e na pior das hipóteses, um maravilhoso cult.
Cult? Uma boa palavra para definir algo que você gosta e não sabe como definir ou justificar. O mais certo é que é um gênero marginal só por não pertencer a nenhum outro grupo cultural estabelecido e também não ser popular o suficiente para tornar-se um.
Em geral, obras cult’s resultam em estranheza por parte de nossas mentes condicionadas e racionais, é por isso que há uma beleza inata nelas e seus apreciadores sabem disso e cultuam mesmo é o seu valor agregado, como a satisfação de um segredo ou de uma piada interna, ou simplesmente por que gostar de algo tão incompreensível para a maioria das pessoas deve ser prova cabal de superioridade intelectual, não importa. De qualquer maneira, é diferente e todos adoram ser diferentes à sua maneira.
Mas curiosamente, convêm lembrar que, apesar da maioria desses filmes cult serem estranhos, nem todo filme estranho é cult. Enfim, a graça de um filme como o “the butcher boy” é poder, ao recomendá-lo, acrescentar: “Não sei se você está pronto pra isso”.

0 Comentários: