Tópico

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Música Urbana

Capital Inicial é uma radiografia do atual rock brasileiro.
Eu explico, a banda é um belo e maldito retrato da alienação da nossa geração que visa o lucro fácil com bandas de anúncios de refrigerantes.


Mas pra entender realmente essa afirmação é preciso saber da Turma da Colina e os punks de Brasília, berço de Renato Russo e outros rudes plebeus. Um pessoal que agora provavelmente esmolaria atenção, mas no final dos anos 70 e inicio dos 80 botaram pra fude e geraram o melhor do punk brasileiro. Uma das principais bandas dessa época era a Aborto Elétrico que infelizmente durou pouco e não chegou sequer a registrar seu legado. Pois logo a mente criativa por trás da banda daria inicio a uma fase introspectiva, conscientemente chamada de O Trovador Solitário que culminou na criação de uma banda humilde, a Legião Urbana. A Capital Inicial em principio era a ressurreição da Aborto Elétrico. O primeiro disco da banda trás ainda um pouco do clima da remanescente Turma da Colina, mas eles estavam atrasados, o tempo dos punks de Brasília já havia passado.
Costuma-se dizer que a Legião Urbana dominou o mercado do rock nos anos 80 e 90 de tal maneira que só restava a os outros roqueiros contentar-se com o papel de coadjuvantes. Isso em parte é verdade, a outra parte da história é que muitas outras bandas foram impulsionadas justamente pelo sucesso da Legião, mas jamais passaram de sombras dessa. Uma destas bandas é obviamente a Capital Inicial.
Embora a Capital Inicial não concebesse álbuns memoráveis como a Legião Urbana, sempre emplacou ao menos um hit por disco, mais do que o suficiente convenhamos para manter as pedras rolando. E de certa maneira nunca se distanciou muito da veia punk rock inicial, mantendo ainda que cambaleante a velha atitude hostil, isso pode ser visto ainda no último álbum de estúdio antes do Ao Vivo de 1996, Rua 47. Mas foi o Acústico MTV o grande divisor de águas da história da banda, ali se concretizava uma mudança de perfil iniciada no álbum Atrás dos Olhos. Talvez uma das maiores e mais bem sucedidas adaptações a os novos tempos desde que Lulu Santos virou um ícone pop.
Capital Inicial ainda faz música pra adolescentes, mas os adolescentes do século XXI já não pensam como os garotos da Turma da Colina, agora pouco importa cultura e sociedade. A banda entendeu isso e partiu para uma nova abordagem de público. Em outras palavras, nadar contra corrente cansa.
E você? O quanto vale sua ideologia?

0 Comentários: