Tópico

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Parece que foi ontem

Quando eu tinha dezessete anos e meu tio trinta e sete ele formou-se em direito na urcamp que também é lembrada como uma das piores universidades do estado. Naquele fim de semana, domingo, a tia convidou meus pais e naturalmente eu também pra um churrasco que é festa megalomaníaca de gaúcho. Acho que naquele dia o tio se excedeu na comemoração, ao menos mais que os outros convidados e acabou protagonizando uma tragédia.
Nos fundos da casa havia uma parabólica, daquelas grandonas antigas, mais parecia um satélite da NASA comparada às de hoje. Sintonizava só 20 e poucos canais que provavelmente eram livres na capital. Enfim, por um motivo qualquer que seja, meu tio andava ou melhor, cambaleava por ali e acabou tropeçando em uma pedra que concerteza não devia estar ali. Ah! Essas pedras no caminho.
O tropeção não foi nada, mas motivou o total desequilíbrio. O corpo pesado investiu desajeitado contra a escora da parabólica onde despontava a um metro de altura o parafuso que a fixava. No susto o infeliz nem acudiu defender-se e sua cabeça golpeou em cheio o parafuso que perfurou a nuca, atravessou o crânio se alojando em uma região do cérebro responsável entre outras coisas pelas escolhas éticas e morais, como eu só fiquei sabendo depois.
Depois disso, por alguns segundos, somente pânico.
Imaginei o coitado morto, ainda preso pela cabeça ao parafuso, mas ele só tinha desmaiado. Não parava de jorrar sangue do ferimento e ninguém sabia como agir. Sorte alguém lembrar de pedir socorro. A ambulância demorou mais do que o esperado, os paramédicos logo entraram em ação. Como era impossível retirar o parafuso sem comprometer a vitima, os paramédicos serraram a escora da parabólica, permanecendo o parafuso e mais um terço da escora no mesmo lugar. A pobre vitima embarcou na ambulância ainda carregando a carga indesejada presa ao cérebro.
Uma pequena desgraça meu tio entrar em coma profundo. Hibernou por semanas, meses... anos. Na realidade foram longos três anos vegetando numa cama de hospital.
Uma lástima ontem ter faltado energia na cidade. Blecaute geral.
Ainda que não desse um bom advogado, seria um ótimo marido. Não mais podia mentir.


Obs.: Esta não é necessariamente uma história real. Eu aprendi com deus a assistir da arquibancada o picadeiro em chamas.

0 Comentários: