Tópico

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O rei no trono

Revisitando Shakespeare



__        E o que isso significa?
__        Ora. E um cavaleiro sem cavalo não continua sendo um cavalheiro?
__        Mas...
__        E se os limites do seu reino não são menores que sua imaginação então até onde seus próprios limites irão? Desbravaram continentes talvez ou então se entrincheiraram em esgotos a céu aberto, servos de sua própria natureza e dos dejetos do seu povo.
__        Tudo ao seu tempo meu amigo. Sempre haverá um tempo de recomeço. O recomeço é importante para que não haja fim.
__        Mas se a história é infinita, se nela não fertilizam pontos finais, então por certo haverá muitas vírgulas.
__        Sim. Porém não engane a si mesmo, a verdadeira história é contada entrelinhas. Devem os vencedores escreverem sua glória, sua história. E nós dois sabemos que toda verdade tem não duas, mas sim três faces e mesmo que o fim preceda o começo ainda haverá um só corpo com três cabeças inatas.
__        Então como ganhar o mundo sem perder a alma? As horas se esgotam, meu tempo se acaba. Não sei o que será desse futuro improvável, desse amanhã suspirante, conectado a novos horizontes.
De que me adianta impávido calar suas bocas teimosas quando seus peitos ainda gritam e protestam, se seus corpos fustigados também não me servem então não haverá honra em batalha. Serei na vitória o único derrotado?
Irá meu rosto ilustrar imponentes estátuas ou tenebrosos vilões em livros de história?
__        Paciência meu amigo, o futuro de fato é incerto quando caminhamos no fio da navalha e além do mais, que tempos são estes em que vivemos? Onde já se viu a mão apunhalar o próprio corpo.
__        A vida é um bosque carregado de ilusões.
__        O vassalo que se volta contra o seu Senhor é um traidor astuto e merece a morte por tamanho dissabor é verdade. Mas creia meu amigo, um cavaleiro sem cavalo não é um cavalheiro. São nesses momentos raros que devemos abrir mão da força para usar a inteligência que lhe é superior.
__        Mas...
__        É hora de usar de sutileza. É hora de recomeçar.
Os súditos felizes transitam em paz no reino dos algozes. São as meias verdades que unem os povos.

0 Comentários: