Tópico

sábado, 21 de junho de 2008

Elite da Tropa

Há não mais que o tempo suficiente acabei de ler o livro Elite da Tropa, livro que deu origem ao filme Tropa de Elite. Quanto ao filme, ah é claro que você sabe, aliás eu nem quis comentar sobre o filme antes, coisa chata quando todo mundo fica contando a mesma história, basta dizer que gostei do filme, tanto que quando tive tempo de ler o livro o fiz sem demora.
Eu me considero uma pessoa de estomago forte, não faço frescura com o primeiro pus que aparece, mas admito que o livro é bem impactante e por vezes muito difícil de digerir, não é só a denuncia do caos do sistema, a ruptura do muro, como também o comportamento da sociedade que se debate moribunda estrangulada pelo próprio sistema, ai doa a quem doer por que tudo se justifica.
A narração é tão crua, tão fria que você cogita é narcisismo, nazismo ou realidade? Parabéns aos autores que acertaram (não estou certo se foi proposital) justamente nessa narração direta, pobre literalmente, mas não é a qualidade literal do livro seu grande trunfo mesmo, esta é uma obra de denuncia e assim deve ser entendida.
O livro é dividido em duas partes, a primeira intitulada Diário de Guerra narra através de um personagem/autor o dia a dia da guerra urbana, toda essa primeira parte é subdividida por pequenas histórias sem dependência cronológica quase que pequenas crônicas, enfim um diário, essa é a parte mais violenta e que guarda mais semelhanças com o filme, o “personagem/autor” na certa foi a inspiração para o Capitão Nascimento, essa parte trás também pérolas como o episódio em que os homens do bope planejam a morte do então governador Brizola. O mais legal dessa primeira parte é que ela te introduz no lado negro da força, e lhe deixa preparado para a seqüência, segunda parte do livro.
Dois anos depois: A cidade beija a lona, com esse titulo sugestivo começa a segunda parte do livro, seria um começo do zero não fosse a previa apresentação de como as coisas funcionam e de quem é a mulher do Almeida na primeira parte do livro, portanto sem vergonha ou vaselina o livro deixa de lado a narração e vai direto aos fatos que são expostos em seqüência cronológica, a história de como a cidade beija a lona e isso é inevitável o titulo já prevê mostra todas as estrelas de uma imensa constelação. Bandido, traficante, político, policia ou cidadão são todas as peças do tabuleiro, engrenagens do sistema. A cidade beija a lona é ao mesmo tempo a chave de ouro e o tiro de misericórdia, um gráfico de o quanto as coisas estão fora de controle.
Como eu disse antes Elite da Tropa é um livro de leitura fácil e envolvente, mas conteúdo pesado e de lenta digestão. Algo que ficou subliminar em sua leitura, quase uma mensagem oculta (espero que eu não esteja inventando muito) é que o bope se manteve incorruptível, uma ilha por muito tempo, mas hoje é só mais uma corporação, lágrimas na chuva.


0 Comentários: