Tópico

domingo, 2 de março de 2008

Papagaio do futuro

Em 1948 George Orwell escreveu um livro chamado 1984 (o título vem da inversão do dois últimos dígitos do ano em que o livro foi escrito). O romance é uma das mais citadas distopias literárias, nele o mundo está dominado por um regime totalitário, onde todas as liberdades são estritamente limitadas pelo Estado... principalmente a subjetividade, todos viviam sob vigilância permanente e eram constantemente lembrados que "O Grande Irmão está vendo você!".
Século XXI, até pouco tempo atrás se pensava que o mais perto que chegamos e chegariamos do grande irmão é o Big Brother Brasil, mas de repente alguém diz "por quê não instalar câmeras nas ruas? assim poderemos zelar melhor a integridade física e moral do cidadão pagador de impostos!", pronto... lá vamos nós de novo.

Agora está provado, a vida imita a arte.

Outro livro definitivamente distópico, mais tarde filme, mais tarde clássico, que também merece a preocupação dos despreocupados é Laranja Mecânica, afinal, já têm prisioneiro se inscrevendo para participar como cobaia do revolucionário, experimental e inovador Método Ludovico 2008 de recuperação de delinqüentes.

Confira:



0 Comentários: