Tópico

segunda-feira, 9 de março de 2009

Swing literário


Talvez você já conheça, ou ao menos já tenha ouvido falar em um site relativamente novo que tem causado grande alvoroço na simplória massa leitora brasileira. É o Trocando Livros. Obviamente o nome é auto-explicativo, o objetivo do site é proporcionar e a sua maneira intermediar a troca de livros entre seus usuários. Feito notório e incrivelmente simpático.
Veja bem, todo leitor que se preza acaba ao longo do tempo, fortuna ou importunamente, cercado por um acervo sem fim de livros vistos, lá estão eles: físicos em sua estante, lúcidos em sua mente. Mas você não tem talento para bibliotecário, você quer leitura nova, não livros em estoque. Então você pensa em vendê-los? Idéia impraticável, esqueça. Doá-los seria talvez a escolha certa, mas não estou certo disso.
Eis que agora surge enfim uma alternativa economicamente viável e confortável. Funciona assim, você faz um cadastro rápido no site e recebe um email de confirmação, a partir daí já pode listar os livros que você pretende trocar, então é só esperar que alguém se interesse pelo que você oferece e o solicite algo. Quando você confirmar o envio do livro que lhe foi solicitado ganhará um ponto que lhe da direito de solicitar um livro também e assim dar seqüência a essa cadeia literária.
Porém duas coisas importantíssimas devem ficar claras:
1. O envio do livro solicitado é responsabilidade sua, portanto você paga o frete. Assim como você, por sua vez, receberá seu pedido sem pagar nada.
2. É crucial que os livros para troca estejam em ótimo estado. Assim como você não quer receber livro estragado, não pense em despejar sua velharia noutro.
Com poucos meses de existência o site já esta contando com mais de 5 mil usuários cadastrados o que soma uma quantia igualmente alta de livros, calcula-se mais de 10 mil exemplares disponíveis. Ou seja, é mais fácil você encontrar o livro que procura no Trocando Livros do que a venda na internet. Outra coisa legal – e provavelmente isso agrade a gregos e troianos – é a existência de quadrinhos para troca, ainda que em sua minoria, há vários álbuns interessantes e espero que esta sessão do site se desenvolva mais com o tempo, afinal o que não falta para nenhum leitor de quadrinhos são coleções abandonadas.
Enfim, fica a dica para os leitores do blog que querem renovar suas bibliotecas. Uma ótima iniciativa que vale ser divulgada e elogiada.

0 Comentários: