Tópico

domingo, 28 de setembro de 2008

Anatomia dos quadrinhos


Quando você gosta de algo, você procura obter o máximo de informações possíveis sobre esse algo, seja lá o que isso for, é desse processo tão natural que surgem os fãs. Mas alguns fãs não se contentam apenas em idolatrar o trabalho alheio e resolvem também por a mão na massa no bom e velho estilo “faça você mesmo”, só que as vezes, mesmo com tanta boa vontade, acaba faltando-lhes a técnica necessária para determinado trabalho, e aí é aquela coisa: se é pra fazer, melhor fazer bem feito. Então o jeito é pesquisar, estudar, treinar, enfim, aprender o bastante para executar determinada ação.
Por que eu estou falando tudo isso? Bem, essa semana eu estava meio morto de férias, me perguntava vagamente: o quê fazer? O quê não fazer? E quase sem querer acabei esbarrando em alguns textos sobre como escrever histórias em quadrinhos, e os autores dos textos são gente do alto escalão: Alan Moore, Warren Ellis e o brasileiro Gian Danton (autor do premiado quadrinho de terror Manticore e também dono do excelente blog Idéias de Jeca-Tatu que eu conheci recentemente e adorei). Sem demora comecei a leitura, não que eu realmente tenha pretensões artísticas, mas como eu disse um bom fã sempre quer saber algo mais.
Se você também tem interesse em aprender a anatomia dos quadrinhos é só clicar nos links abaixo para fazer o download dos arquivos. Eu pessoalmente aconselho a começar a leitura pelo texto do Gian Danton que é mais didático e simples para os iniciantes, o texto do Warren Ellis é muito divertido e fácil, mas não diz nada novo e finalmente o texto do Alan Moore, o mestre dos quadrinhos tem um incrível toque de Midas que transforma simples páginas de ensinamentos em ouro maciço, fugindo dos óbvios primeiros passos dos textos anteriores ele prefere se aprofundar na anatomia dos quadrinhos tratando diretamente do âmago de uma boa história, trazendo dicas eternas para os aspirantes a roteirista.



Alan Moore - Como escrever estórias em quadrinhos
Gian Danton - Como escrever histórias em quadrinhos
Warren Ellis - Como escrever roteiros para HQ

0 Comentários: