Tópico

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Conversa de cinéfilo - Parte 01

A minha cidade não tem cinema, não tem teatro e nem cassino, então cada um se diverte como pode. Bem, eu até reclamo mas, hoje já sou tão adaptado a rotina de alugar filmes em locadoras que até gosto. E se, a maior desvantagem é a demora pra assitir um "lançamento" que já foi lançado seis meses atrás no cinema, o lado positivo é o menor custo e a maior qualidade (ao menos ninguém passa na frente do projetor). Ok, dito isso fica claro por que os raros comentarios que fasso sobre filmes que assisti são novidade antiga - se bem que alguns realmente são bem antigos, não nego. Agora sim, aos últimos filmes que assisti e na ordem em que os assisti:

No Vale Das Sombras: O filme me surpreendeu, do mesmo diretor de Crash – No Limite, é esquisito que ele tenha sido meio abandonado, enfim, isso não vem ao caso. Tommy Lee Jones em mais um papel de homem frio e durão e isto já é uma marca em sua interpretação investiga a morte do seu filho, um soldado americano na guerra do Iraque que curiosamente aparece esfaqueado, estripado e cremado nos EUA e ainda por cima em um terreno militar.
A história é aquele tipo de investigação envolvendo conduta militar, esconde-esconde de provas e muitos tiros na água, o que é bem legal, afinal, quantas vezes as coisas são mais simples do que parecem, o quê não quer dizer que sejam mais fáceis de aceitar. Em alguns momentos o personagem de Tommy Lee irrita bancando o sabe tudo, mas é perdoado em cenas de reflexão que nos levam a filosofar sobre as transformações do homem pelo meio. Todos os vídeos Flashback parcialmente recuperados do celular do soldado morto assim como os depoimentos de outros soldados, são um chute na bunda da guerra no Iraque. Bom, como diretor, o filme tem um ótimo roteirista e boas interpretações, por isso, se você ainda não viu, eu recomendo.
800 Balas: Eu adoro faroeste é o meu gênero preferido em extinção e o catalisador da minha adoração pela sétima arte. E tudo indica que o diretor Alex De La Iglesia também gosta, gosta tanto que fez uma das melhores homenagens ao gênero que eu já vi.
800 balas é Western Spaghetti do começo ao fim, quem gosta e principalmente conhece o gênero percebera referências em tudo, caso contrário muito se perde, porém nada que atrapalhe o desenrolar da história que ainda conta com ótimas cenas de humor para tocar a engrenagem. O elenco dá um show, do ator mais veterano ao menorzinho, viva el méxico. Quanta coisa boa acontece fora do circuito hollywood que a gente perde por ignorância.
Perdoem se não faço uma sinopse, todavia, o mais importante é isso, fica dada a dica.

Planeta Terror: Esse é um filme thash por excelência, um colírio para os adoradores desse gênero alucinante.
Robert Rodrigues caprichou (???) e nos leva em uma viagem pelos filmes B dos anos 80, se você notar está tudo lá: os cenários, os personagens, histórias sem pé nem cabeça, e uma criatividade a qual ninguém fica indiferente é humor negro pelos poros.
O filme é todo elaborado para lembrar os grindhouse, portanto não estranhe a péssima qualidade da imagem, um trailer falso (um excêntrico matador mexicano conhecido como Machete atrás de vingança) antes do inicio do filme e um bizarro corte no meio do filme pulando direto pro final.
Quem já assistiu ao A Prova de Morte do Quentin Tarantino, que inicialmente também fazia parte do projeto grindhouse, garante que o filme do Tarantino ficou ainda melhor, isso eu não sei, mas acredito afinal, o Tarantino tem mais estilo como diretor e talento como roteirista. Mas isso em nenhum momento interfere no fato de que Planeta Terror é um filme Trash de primeira, banhado em humor negro é como se Evil Dead encontrasse A noite dos Mortos Vivos.
.
Bom, têm mais uns filmes que eu quero comentar, mas hoje vou me conter com três, que é um bom numero.

Continua...

0 Comentários: